Preservação do Conhecimento

Preservação do Conhecimento
O conhecimento é essencial.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os Bons e os Maus.












Partindo do princípio de que o homem de bem exige tudo de si próprio; e  o homem medíocre espera tudo dos outros, encontraremos muitos irmãos com boa vontade, solidário, fraternos e tolerantes, e que se sentem desiludidos por acontecimentos que acontecem em seu redor, como discussões frívolas que não levam a lugar nenhum; falta de amor próprio e orgulho ferido, invejas, traições e vaidades por cargos em Loja.´.

A qualidade do Maçom, aplicada sucessivamente a todos os Iniciados na Ordem.´.  compreende uma afinidade de nuanças, desde a simples crença na fraternidade, até as mais altas deduções morais e filosóficas; desde aquele que, detendo-se na superfície, nela não vê senão um passa-tempo de curiosidade, até aquele que procura concordância dos princípios com as leis universais. e suas aplicações aos interesses gerais da Humanidade; enfim, desde aquele que nela não vê senão um meio de exploração em seu proveito, até aquele que nela haure os elementos de sua própria melhoria moral.

Tem-se feito, é verdade, uma distinção entre os bons e os maus, os verdadeiros e os falsos Maçons, estes conhecidos como profanos de avental, os Maçons mais ou menos esclarecidos, mais ou menos convencidos, os  Maçons de coração, os Maçons do ágape, etc.; mas essas designações, sempre vagas, nada têm de autênticas, nada que as caracterizem quando se conhece os indivíduos, e quando não se teve ocasião de julgá-los pelas suas obras, pode-se, pois, ser enganado pela aparência.

Disso  resulta que a qualidade do Maçom, não é uma recomendação absoluta; essa incerteza lança  nos espíritos uma espécie de desconfiança que impede estabelecer entre os adeptos um laço sério de confraternidade.

Todas as vezes que maçons se reúnem em nome de uma ideia vaga, jamais chegam a se entender, porque cada um compreende essa ideia à sua maneira.

Porquanto ela se compõe de interesses divergentes, materiais, ou de amor-próprio a si mesmo, tendendo a um objetivo diferente, que se combatem, e muito individualmente, onde fica  o coletivo e a Egrégora, nas Lojas.´. onde os IIr.´. agem dessa forma?

A condição absoluta de vitalidade de uma Loja Maçônica devidamente integrada é a homogeneidade, quer dizer, a unidade de vistas, de princípios e de sentimentos; a tendência para  um mesmo objetivo  determinado, em uma palavra, a comunhão de pensamentos, oferecendo magnífica oportunidade para o exercício do relacionamento sincero, sem reserva ou desconfiança na exposição dos mais puros sentimentos.

Mas, para alcançar um estágio de excelência, no relacionamento, será necessária uma efetiva integração e união entre os irmãos, criando um ambiente preservado de qualquer favorecimento subordinado a decisões e vantagens pessoais e de personalismo, cultivando um clima edificante para a prática da verdadeira Maçonaria.

Tendo cada membro funções ativas e assíduas, se não se usasse senão homens de boa vontade, os trabalhos de uma loja.´. poderiam sofre com isso, porque ninguém teria o direito de censurar os negligentes.

Para a regularidade do trabalho é necessário ter irmãos com assiduidade dos quais se possam contar e cujas funções não sejam simples atos de complacência.

Por que nos custa tanto viver pura e simplesmente tal como somos, sem tanta carga de temores, medos, prevenções, preconceitos, automatismos ignorantes e cegos, complicações no nosso pensar, no nosso sentir, no nosso agir, em  nossas relações pessoais?

Fugimos do simples e despojado e nos enredamos no complicado.

O homem que é avançado moralmente, não fará senão o bem, há, pois, interesse para todos no progresso moral da Humanidade.

Compreende-se que sem um Venerável Mestre de autoridade moral capaz de centralizar os trabalhos, estudos e observações, de dar impulso, de estimular o zelo, de defender o fraco, de enfrentar os pavões, de sustentar as coragens vacilantes, de concorrer com os conselhos da experiência, de fixar opinião sobre os pontos incertos, uma Loja  Maçônica correria o risco de caminhar à deriva.

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