Preservação do Conhecimento

Preservação do Conhecimento
O conhecimento é essencial.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VAIDADE.

O Livro da Lei, ou as Sagradas Escrituras trazem em média 58 versículos onde encontramos referências a palavra VAIDADE, dependendo da versão com a qual estamos trabalhando, a saber: II Reis(1); Jó(4); Salmos(8); Provérbio(1); Isaías(3); Jeremias(6); Ezequiel(4); Oséias(2); Zacarias(1); Romanos(1); II Pedro(1).

Onde encontramos o maior número de referencias é em Eclesiastes, que é um livro do Antigo Testamento, sendo o segundo dos livros Sapienciais e atribuído a SALOMÃO. Eclésias em grego significa  "Assembléia do Povo"  e, em nossos dias Igreja".
Nos dicionários, a palavra VAIDADE é definida como " qualidade do que é vão, instável, inútil, desejo imoderado de atrair a admiração dos outros, vanglória, presenção, ostentação, fatuidade, coisa vã, futuidade". A VAIDADE é o composto da transformação das pessoas para pior. Ela distancia os seres, maltrata os corações, polui as mentes e deteriora relações e sentimentos.
VAIDADE
É a qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. A VAIDADE, sentimento que esvazia e dispensa. Interessante é o modo como procede, criadora do absurdo e do irreal aos olhos alheios.
A SOCIEDADE
Capitalista só reconhece que o sujeito atingiu o ápice do sucesso quando acumulou conhecimento, poder e, sobretudo, dinheiro. Se acrescentar a isso um corpo esbelto e olhos claros, o exemplo fica completo. Ser inteligente, bonito, poderoso e rico é o KIT básico do projeto de ascensão social. A partir daí, conforme a permissão, a vaidade toma conta em maior ou menor escala.
A SAÚDE ESPIRITUAL
Que deveria servir de combustivél para impulsionar a vida, fica delegado ao segundo plano.O apego em demasia à matéria vai nos afastando dos cuidados minimos e necessários com o Eu interior. Por egoísmo e ambição, acabamos criando empecilhos para uma vida saudável, solidária, fraterna, com paz, amor e justiça. Não só para os nossos mais chegados,mas principalmente para  aqueles que vivem excluidos, sem vez e voz. As ações impensadas e as reações inesperadas são praticadas fora co contexto da nossa real vontade.
Como resultado, ferimos pessoas que amamos ou gostamos com uma força muito maior do que um tiro desferido de uma arma. Só depois, lembramos que possuímos DOIS OUVIDOS PARA OUVIR, DOIS OLHOS PARA VER E UMA BOCA PARA FALAR.
A vida no plano terreno é tão curta, que não podemos nos dar ao luxo de perder tempo com picuinha e armações desnecessárias.
O TERMO VAIDADE
Traduz uma palavra hebraica que significa vapor que dissipa no ar. Estas palavras refletem um estágio singular da fé: aquilo em que se crê na existência e no juízo de Deus,na vida além da morte.
A VAIDADE está sempre fundada na crença de que somos o objeto de atenção e de aprovação. O rico se glorifica em sua riqueza porque acredita que ela naturalmente atrai para ele a atenção do mundo, e que a humanidade está disposta a acompanhá-lo em todas aquelas emoções agradáveis que as vantagens de sua situação tão prontamente lhe inspiram.
Quando ele aprecia sua riqueza mais por esse motivo do que por todas  as outras vantagens que ela possibilita. O pobre, ao contrário, tem vergonha de sua pobreza.Ou ele sente que a pobreza o coloca fora da atenção da humanidade ou que se, esta lhe dá um mínimo de atenção,não tem,  entretanto, quase nenhum sentimento solidário para com a miséria e a provação de que ele padece.
Cont.

Dedicado em Memória ao Ir.´. Severino Pereira.  ARLS Cavaleiros Templários
Ir.´. Edmir Japiassu (GOPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de que, o aprendizado dura a vida toda.